quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Por que Piaget?

                 Emília Ferreiro e Ana Teberosky optam por Piaget por que os trabalhos existentes sobre a aquisição da leitura e escrita eram insuficientes para montar uma teoria palpável. Piaget introduz a escrita como objeto de conhecimento, trata o aluno como sujeito capaz de aprender, onde o mesmo tem condições assimilar, e que os processo de aprendizagem não depende dos métodos utilizados.

                 Projeto experimental:
                 - Não identificar leitura como decifrado (ler não equivale a identificação de grafias e sons).
                 - Não identificar grafia como cópia de um modelo. Usar as próprias hipóteses sobre o significado gráfico da palavra.
                 - Não identifica progressos na conceitualização com avanços referentes a decifração de códigos, ou na exatidão da cópia. A escrita supõe etapas de estruturação de conhecimento.
               

                  Implicações (comprometimento ):
                  - Usar situações experimentais estruturadas porém flexíveis.
                  - Interação entre o sujeito (aluno) e o objeto do conhecimento (leitura e escrita).
                  - Diálogo entre o sujeito e o entrevistador, evidenciando os mecanismos do pensamento.
                  - Método clínico, buscando o conhecimento de respostas originais.

                   Aspectos investigativos:
                    - Os aspectos formais do grafismo e sua interpretação (letras, números e sinais de pontuação).
                    - Leitura com imagem.
                    - Leitura sem imagem: a interpretação dos fragmentos de um texto.
                    - Atos de leitura.
                    - Evolução da escrita.

                     Evolução da escrita:
                      - Escrita do nome próprio.
                      - Escrita do nome de algum amigo ou parente.
                      - Contrastar desenho com situação de escrita.
                      - Escrita de palavras  usadas habituais usadas no início da alfabetização.
                      - Escrita de palavras desconhecidas.
                      - Escrita de uma sentença.
 
                      Categoria dos resultados obtidos:
                       - Nível 1 - Reprodução de traços típicos da escrita, que acriança identifica como forma básica de escrita; tentativas de correspondência figurativa entre a escrita e o objeto referido; as grafias são variadas e a quantidade de grafias é constante.
                        - Nível 2 - Atribui significados diferentes a escrita; formas fixas; proeminência da letra maiúscula de imprensa.
                        - Nível 3 - Valor sonoro a cada uma das letras que compõem uma escrita, cada letra vale uma sílaba (hipótese silábica)
                        - Nível 4 - Passagem da hipótese silábica para alfabética (conflito entre hipótese silábica e a exigência de quantidade mínima de letras.
                        - Nível 5 - Escrita alfabética, passando a ter dificuldades quanto a ortografia, mas não tem problemas de escritas.

                        Características do progresso na resolução dos problemas:
                         - A coerência que as crianças exigem de si mesmas;
                         - A lógica interna da progressão seguida.

                     



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