quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Desafios da prática pedagógica. ( Débora Vaz e Rosaura Solijo)

(Resumo do texto)

- A escola brasileira não está conseguindo cumprir sua função de ensinar a população a ler e escrever.
- Menos de 1/3 são leitores proficientes.
- O conhecimento é fundamental para a vida do aluno, como comida, saúde e lazer.

  Emília Ferreiro:" A escolaridade básica universal não assegura a prática da leitura, nem o gosto de ler, muito menos o prazer da leitura."
- Níveis de alfabetização: Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.

- Na aprendizagem, o desempenho escolar de crianças carentes, classe média em escolas públicas não está relacionada com nenhum déficit intelectual, logístico ou cultural.
- Nenhuma criança entra na escola sem saber nada sobre escrita.
- O processo de alfabetização é longo e trabalhoso.
- Não tem sentido deixar a criança a margem da língua escrita, esperando que amadureça.

Intervenção pedagógica de qualidade: Deve partir do princípio de:
- Como organizar e planejar;
- como mobilizar os alunos a aprender;
- como agrupar os alunos de forma produtiva;
- como avaliar os conceitos prévios;
- como avaliar os resultados obtidos e redirecioná-los.

- O saber didático é construído para resolver problemas próprios da comunicação do conhecimento.
- As crianças não aprendem exatamente o que ensinamos, têm hipóteses muito peculiares sobre  a escrita.
- Todo o indivíduo constrói conhecimento, as propostas de ensino devem ser ajustadas as necessidades de aprendizado dos alunos.

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