A pesquisa foi feita em um site da internet.
MÉTODO CLÍNICO - PIAGET - Queiroz, Kelly Jéssica Marques - Lima, Vanessa Aparecida Alves.
É o estudo da gênese e das estruturas do conhecimento. A indagação sobre como o ser humano constrói seu conhecimento acerca do mundo, saindo de um estágio de inteligência inferior para outro superior (p.112).
O método piagetiano é clínico no sentido de ir além do obvio, da resposta estereotipada, buscando compreender o ponto de vista da análise do sujeito a maneira como o indivíduo resolve os problemas apresentados, como chega as suas explicações, buscando, também perceber se guarda coerência, se manisfesta contradições, e também de forma peculiar, o que há de criatividade nas respostas, mas ainda assim sem afastar-se do sujeito epistêmico (p.111).
A entrevista clínica consiste em conversa aberta com o sujeito no qual se procuram seguir suas ideias e explorar sempre determinado tema. Pesquisas de moralidade podem valer-se desse tipo de metodologia. O entrevistador intervem sistematicamente e conduz suas pesquisas de modo a tentar esclarecer o que o sujeito diz (p.113)
Segundo Piaget (1926/1982) trata-se de um método misto, uma vez que resume elementos de observação, da experimentação e de testes e questionamentos estabelecidos inicialmente. Piaget trata do pré-suposto , que os sujeitos tem uma estrutura de pensamento coerente, constroem representações da realidade a sua volta e revelam isto nas respostas às entrevistas ou em ações se for esta a proposta do método do momento (p.113)
Reações:
- O não-importar-se: expressada pela indiferença da criança ao responder sem prazer, apenas para livra-se do pesquisador e da situação;
- Fabulação: a criança inventa histórias na qual ela mesma não acredita, apenas para responder alguma coisa ou pelo prazer com a mera verbalização;
- Crença sugerida; a criança responde para poder contestar seu entrevistador, sem fazer um esforço da reflexão própria (p.114)
- Crença provocada ou desencadeada: a criança responde baseada em sua própria reflexão, mas em que a pergunta é tão nova para ela que necessariamente a resposta fica influenciada pelo tipo de pergunta (p.115)
http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Scheme/Vol3Num05Art05.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário