segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Paradigma Psicanalítico na Educação

          Fascínio: Na  relação entre aluno e professor deve haver  o fascínio. "Se não me fascino não aprendo".
          Transferência: - energia erótica - de ligação - é a vivencia de experiências subjetivas ou intersubjetivas anteriores, atualizadas no momento presente, vividas com muita intensidade. É a história do sofrimento psíquico.
            - A transferência em sala de aula é confundir o professor com algum familiar, pode ser dos dois lados aluno-professor, professor-aluno.
            -  A escola é a primeira grande forma de socialização fora de casa, permitindo a primeira  organização social/cultural de aprendizado e busca de respostas.
             - Para Freud viver em sociedade quer dizer viver um parcela de renuncia, de frustração, isto tudo acumulado propícia a uma situação de conforto humano e ao mesmo tempo acumula o mal estar.
             - O ser humano desenvolve diferentes mecanismos para fugir do desprazer e procurar o prazer.
             -  A criança que sofre o desprazer precisa ser introduzida na civilização para que possa se proteger. A civilização é um recurso a mais para lidar com o desprazer.
             - Educar e civilizar para impedir determinadas manifestações da sexualidade e encaminhar a sexualidade para determinados objetos.
             Para Freud: A educação serve para domar e restringir os instintos sexuais, quando este rompe como impulsos de reprodução e sujeitá-lo a uma vontade individual, que é idêntica a ordem da sociedade.  O impulso tem que ser repreendido para não arazar o trabalho da civilização.
         


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