INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS.
Semestre passado, 2018/2, realizei o estágio obrigatório do PEAD. Meu estágio foi realizado na escola onde leciono. Foi feito com o quarto ano. Vinte e cinco alunos dos dez aos doze anos. Escolhi trabalhar com projetos de aprendizagem. Estava cheia de ideias para realizar o PA. Um dos focos principais era o uso, pela primeira vez, das tecnologias digitais em um projeto, com esta turma. |Mil ideias se formavam e o planejamento foi realizado focando este item, mas, não consegui inovar neste aspecto com a minha turma, pois a escola, até então equipada com computadores, data show, ... enfim uma sala, aparentemente, bem equipada, foi fechada inesperadamente. Tudo muito alheio a minha vontade. Mesmo recorrendo a supervisão da escola e a direção não consegui usar nem ao menos o data show. Os computadores sofreram uma pane por causa da falta de energia constante no bairro. A sala de informática não possuía estabilizadores e os computadores pararam de funcionar.
Deparamo-nos, então, com a triste realidade que assola as escolas públicas brasileiras, que não possuem equipamentos adequados para que os professores possam realizar seus planos de aula. De quem é a responsabilidade das escolas estarem, na sua maioria, com materiais sucateados? Das gestões escolares ou dos governantes? São louváveis as iniciativas que estimulam o uso das tecnologias digitais, mas é deplorável que estes recursos não cheguem as escolas públicas. Acabamos por nos resignar a usar métodos tradicionais. Nossos alunos aprendem mais de informática em casa do que nas escolas. A escola pública não consegue, ainda, acompanhar a evolução da educação, que deve nos tempos atuais estar alicerçada pelas tecnologias digitais.
Denise,
ResponderExcluirSuas reflexões demonstram a retomada de conhecimentos anteriores aliados à prática escolar.
Parabenizo-a pelos textos apresentados, pois além de trazer ao Blog assuntos bastante significativos, também os expõe de forma clara e objetiva.
Forte abraço!