sábado, 6 de abril de 2019

Reflexão sobre postagens II - Ética Profissional

Ética Profissional
       
        A cada ano passado em sala de aula, creio que os professores, cada vez mais são testados quanto a sua ética profissional. Um turbilhão de acontecimentos, muitos deles desagradáveis, realizados por colegas, pais ou responsáveis de alunos, faz com que o professor por vezes queria deixar a ética de lado , para Severino, (p.130)a ética está "na exigência de não ferir  a dignidade pessoal dos outros quando interpelados pela minha ação". Ai pensamos, por que ser ético se não recebemos a mesma consideração? E nos perguntamos: se o ser humano está evoluindo, por que não respeita mais seus educadores? Por que o professor virou o vilão? 
        A mídia tem mostrado professores agredidos, temos presenciado uma violência gratuita, violação de nossos direitos e não conseguimos nos defender. Então por que ser ético? Escrevi no blog
"O professor, também serve como exemplo por suas atitudes, sua conduta sem repreensões. O aluno se espelha no educador, e um ambiente escolar com ordem e valores dão ao aluno limites necessários para a convivência social", mas parece que nosso exemplo não consegue atingir alguns alunos, pois sofremos agressões verbais e violências físicas que com certeza professor nenhum merece. 
        Parece ser um desabafo, mas é uma triste constatação da realidade em que se encontram os professores das escolas brasileiras. A falta de consideração a dignidade do professor é gritante e, também, ocorre por parte de nossos representantes e governantes, que não desferem palavrões contra nossa pessoa, mas, também, não dão valor ou devida proteção ao profissional que dedica sua vida a ser cada dia melhor. 
           Mantemos nossa ética profissional. Temos o maior cuidado ao tratar alunos e seus responsáveis, colegas e gestores, mas este caminho tem se mostrado uma via de mão única. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário