Transtornos Globais de Desenvolvimento
Por experiência própria, quando um professor recebe alunos de TGD, inicia-se todo um processo de aprendizados, não somente dos alunos, mas , também do professor, que se prepara para receber estes determinados alunos. O professor começa a ler tudo sobre o transtorno com o qual vai lidar. Constrói materiais para desenvolver melhor os alunos, para que estes alunos com TDG tenham melhores oportunidades. Trabalha com o restante dos alunos, para que os mesmos aceitem os colegas. As aulas passam a ser programadas para sempre incluírem estes alunos especiais.
Neste contexto lidamos com alguns contra tempos, pois as escolas não estão preparadas para receber os alunos com TGD, os professores não recebem apoio para fazer o acolhimento. Encontramos aulas super lotadas, com um número excessivo de alunos juntamente com alunos especiais. Mas porque isto acontece? Claro que uma resposta é a falta de recursos que o Governo repassa às escolas, e a outra resposta, às vezes, é a falta de entendimento ou aceitação dos responsáveis, normalmente os pais, em confirmar que o filho tem TDG, então com alunos sem laudos, as salas de aula podem receber até trinta e cinco alunos, tornando quase impossível do professor fazer um bom trabalho.
Posso relatar isto, pois esta situação está acontecendo comigo neste ano letivo. Tenho 2 alunos com TDG e os pais não admitem. Pode ser um sistema de defesa desenvolvido pelos responsáveis, mas isto causa sérios prejuízos aos alunos, tanto os com TDG que não conseguem evoluir por falta de atenção da professora e, também os alguns alunos sem TDG que somente precisam de um pouco mais de atenção para conseguirem se desenvolver. O fato dos alunos não terem laudos fica impossível abrir novas turmas na escola. Outra coisa que ajudaria bastante seria o auxílio de um monitor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário