A primeira meta de PPA e verificar com os alunos suas curiosidades e inquietações, pois os temas geradores incitam aos alunos a aprenderem de forma mais natural e prazerosa, além do que normalmente estes temas tratam da realidade dos alunos ou suas necessidades. Zen e Xavier (2001) escrevem,
"Os temas geradores foram pensados por FREIRE (1980, p.32) para serem usados no método de alfabetização, pois segundo o autor, “procurar o tema gerador é procurar o pensamento do homem sobre a realidade e a sua ação sobre esta realidade que está em sua práxis”( ZEN;XAVIER, 2011 P.36)
O tema gerador do PPA da turma do quarto ano A surgiu da seguinte forma: O tema do PPA foi escolhido na semana de 17 a 21/09, através de uma conversa, entre os alunos e a professora, onde o assunto principal foi o emprego e a profissões dos pais. Durante o diálogo os alunos declararam que, mais ou menos, sessenta por cento das mães são faxineiras ou domésticas e que os pais trabalham em empregos mal remunerados e de muito esforço físico ou serviços temporários. A Pergunta gerada pela professora aos seus alunos foi: Vocês gostariam de ter a mesma profissão dos seus pais? A resposta foi: não! A professora então perguntou aos alunos que profissões os mesmos gostariam de exercer quando crescessem. Várias foram as profissões citadas. Em seguida foi perguntado se eles conheciam as funções e exigências de tais profissões. Os alunos responderam que não. A partir disto foi perguntado aos mesmos se gostariam de saber mais sobre as profissões. Surgindo, assim, o PPA. O objetivo deste projeto será dos alunos conhecerem mais as profissões e se inspirarem para, quem sabe, saírem do ciclo de vida que seus pais os responsáveis seguem e mudarem o rumo de suas vidas e se distanciarem da margem da sociedade.
Há muita expectativa, por parte da professora, que este PPA se realize com sucesso.
Referências.
ZEN, Maria Isabel H. Dalla, XAVIER, Luisa M. Planejamento em destaque Análises menos convencionais. ed. Mediação, Porto Alegre, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário