terça-feira, 2 de outubro de 2018

Estágio PEAD

Então hoje começamos o Estágio do PEAD. A metodologia usada será o Projeto Pedagógico de Aprendizagem, o que causa um pouco de estranheza aos alunos, pois não estão acostumados a buscar informações, pesquisar ou tirar suas próprias conclusões. Esperam sempre pelo professor. Pelo conteúdo e pela correção das repostas. Becker (1994) descreve este tipo de pedagogia da seguinte forma,  [...]O professor fala o aluno escuta. O professor dita e o aluno  copia, O professor decide o que fazer e o aluno executa. O professor ensina e o aluno aprende [...]Após demorada conversa, com o quarto ano A parece  que entenderam a proposta do PPA. 
O PPA enfatiza a ação do aluno, a pesquisa e a respostas das dúvidas que os mesmos possuem antes de iniciar um projeto. Fagundes (2003) nos dirá que:

O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade. Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos, em que o aprendiz possa sistematizar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua curiosidade [...] (FAGUNDES, et.al., 2006, p.30).

Hoje foi o primeiro dia. Muitas incertezas se a metodologia dará certo com os alunos. Acredito que sim, pois é natural dos alunos serem curiosos. Mesmo acostumados ao tradicional creio que eu e a turma seremos bem sucedidos nesta trajetória de desacomodação e novas descobertas que é o estagio. 


BECKER, Fernando. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Educação e Realidade, Porto Alegre, p.89-96, 01 jun. 1994. Semestral. 19(1). Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/260250772/BECKER-Fernando-Modelos-pedagogicos-e-modelos-epistemologicos-2-pdf>. Acesso em: 10 abr. 2018.
FAGUNDES, L.C. et. al. Projetos de aprendizagem - Uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista   Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário