Os modelos de Aprendizagem são vários, com teorias amplas sobre o tema. Na psicologia temos os modelos de Gestalt (Insigt) onde se acredita que a capacidade de aprender são herdadas pelos indivíduos, por talento, raça ou gênero (bagagem hereditária). Na teoria do Reforço acredita-se que o sujeito aprende porque ele repete o modelo que é imposto, seu estímulo é diário e pela repetição. O aluno vem como tábula-rasa. Na Teoria Psicanálitica de Froid o aprendizado se dá por herança genética mais o meio social, usando muito a afetividade para acontecer o aprendizaqdo. Para Froid o aluno aprende pela assimilação.
Na pedagogia as teorias são divididas em Diretiva e Não Diretiva. Na teoria Diretiva o sujeito ativo é o professor, onde se origina todo o conhecimento, o aluno, também é tábula-rasa, e sofre com o autoritarismo, cocção, heteronomia e subserviência. Na Não Diretiva o professor aparece como facilitador/mediador,mas interfere o mínimo possível. O aluno trás seus saberes e o mesmo aprende por si só.
As teorias Epistemológicas estão divididas em três: Empirismo, Apriorismo e Construtivismo. Na primeira, o Empirismo as aulas são rígidas e expositivas, heterônima com reprodução e repetição. O professor é a parte ativa do processo, considerado o dono da sabedoria e o aluno ao contrário é o passivo, aprende o que o professor ensina. No Apriorismo o professor não interfere, na aula o aluno faz o que quer e o aprendizado é despertado pelo Insigt, pois o aluno trás a capacidade de saber a priori. Na terceira teoria, a Constutivista o aluno e professor aprendem juntos. O aluno desenvolve sua capacidade de aprender enquanto o professor acredita que seu aluno aprende por que é ativo e dinâmico. As aulas são lugares de descobertas e pesquisas onde o aluno problematiza suas ações para construir o conhecimento.
O mais interessante desta teorias é que dentro da sala de aula elas podem se mesclar pois abrangem o psicológico e o lado pedagógico das aprendizagens.
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