quarta-feira, 25 de abril de 2018

Texto referente as teorias de Reys.

A partir do texto de Reys podemos escrever que: ao planejar a realidade social do aluno tem que ser levada em conta, pois tal planejamento deve ajudar a elevar a autoestima do mesmo e seu empoderamento perante a sociedade.  O diálogo entre aluno e o professor faz parte deste processo sendo muito importante, pois auxilia o mestre a conhecer a característica do seu aluno e o meio social em que vive, suas experiências, histórias e conflitos. Neste caso o planejamento se torna um meio de integrar o sujeito com a sociedade levando-o a interagir com a mesma usando sua criticidade, seus questionamentos, sua ética e sua solidariedade. Para que estas parcelas de interações aconteçam se faz imperativo que os conteúdos do planejamento sejam baseados nos problemas socioculturais onde o sujeito (aluno) está inserido. Ao planejar com estas bases o planejamento pode e deve ser reestruturado conforme a necessidade que se apresenta, buscando, como já foi escrito, a evolução do aluno como ser crítico, pensante e ético. Mas para que este todo processo realmente seja válido a aprendizagem deve se dar em um contexto de ação-reflexão-ação do aluno do professor.

 E por último, mas não menos importante, é fundamental pensarmos em como avaliamos nosso aluno, que é ser dotado de emoções e sentimentos, com habilidades e dificuldades. O sistema nos exige uma nota, uma quantificação do aprendizado, mas o aluno não se resume ao que decorou ou aprendeu. Um aluno tem que ser considerado por sua evolução como ser humano em sua integridade e não somente no que consegui assimilar de conteúdo dentro de uma escola.

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