segunda-feira, 23 de abril de 2018

ResumoTexto - Planejamento em busca de caminhos de Maria B. C Rodrigues.

Didática
Planejamento em busca de caminhos: Maria Bernadete Castro Rodrigues – Resumo do texto.
            A autora começa o texto explanando sobre os planejamentos, aos quais ensinava, e de como suas configurações eram baseadas em hipóteses, pois desta forma, hipotética, no planejamento era necessário criar situações de ação, perguntas e respostas, tendo ainda, que prever como e onde seriam realizadas atividades. Algo meramente burocrático e que ficavam arquivados, pois seguiam regras preestabelecidas, com ações mecânicas e rotineiras.
            Ante a sua necessidade e inquietação a autora começa a buscar informações que fossem relevantes para a realização dos planejamentos.  Começou por buscar teóricos que embasassem suas deficiências em ensinar a planejar, descobrindo que a forma como eram feitos estava em discordância do que sabia até então. Descobriu que as perguntas para se fazer um planejamento estavam erradas e compreende que é necessário não saber como se faz um planejamento, mas, sim para que e para quem era realizado o planejamento, fugindo, assim, da forma como o planejamento era realizado com intenção de manter o controle social dos sujeitos. Redescobre-se defendendo um planejamento de e com intenções, onde o mesmo possa ser embasado em referências e teóricos e com intencionalidade de gerar reflexões.
            Acaba tomando por base que a ação pedagógica necessita de pressupostos teóricos, para facilitarem as diretrizes de trabalho que definiram os procedimentos a serem executados. Tem por base que a ação pedagógica, como citam os autores que estudou, no planejamento deve visar uma interdisciplinaridade tendo como sustentação as relações de classe, as etnias e os gêneros.
            Analisa que o currículo deve servir para atender as necessidades dos alunos e para que os mesmos compreendam a sociedade a qual estão inseridos, assim, serve o currículo, também para desenvolver as várias/outras aptidões dos alunos como: autonomia, solidariedade, ética, ações democráticas.

            Maria Bernadete, no texto, registra algumas formas de integração do currículo, onde faz referência dá necessidade de criar condições nos ambientes de ensino para motivar o aluno a investigar, indagar e aprender. Lista, também os elementos básicos e obrigatórios para fazer um bom planejamento: objetivo, justificativa, temática, estratégia, localização, recursos e avaliação. Para finalizar sinaliza a importância do diário de classe, onde os registros servem como instrumento de reflexão do professor sobre suas práticas. 

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