Didática
Planejamento em busca de caminhos:
Maria Bernadete Castro Rodrigues – Resumo do texto.
A autora
começa o texto explanando sobre os planejamentos, aos quais ensinava, e de como
suas configurações eram baseadas em hipóteses, pois desta forma, hipotética, no
planejamento era necessário criar situações de ação, perguntas e respostas,
tendo ainda, que prever como e onde seriam realizadas atividades. Algo
meramente burocrático e que ficavam arquivados, pois seguiam regras
preestabelecidas, com ações mecânicas e rotineiras.
Ante a sua
necessidade e inquietação a autora começa a buscar informações que fossem
relevantes para a realização dos planejamentos.
Começou por buscar teóricos que embasassem suas deficiências em ensinar
a planejar, descobrindo que a forma como eram feitos estava em discordância do
que sabia até então. Descobriu que as perguntas para se fazer um planejamento
estavam erradas e compreende que é necessário não saber como se faz um
planejamento, mas, sim para que e para quem era
realizado o planejamento, fugindo, assim, da forma como o planejamento era
realizado com intenção de manter o controle social dos sujeitos. Redescobre-se
defendendo um planejamento de e com intenções, onde o mesmo possa ser embasado
em referências e teóricos e com intencionalidade de gerar reflexões.
Acaba
tomando por base que a ação pedagógica necessita de pressupostos teóricos, para
facilitarem as diretrizes de trabalho que definiram os procedimentos a serem executados.
Tem por base que a ação pedagógica, como citam os autores que estudou, no
planejamento deve visar uma interdisciplinaridade tendo como sustentação as
relações de classe, as etnias e os gêneros.
Analisa
que o currículo deve servir para atender as necessidades dos alunos e para que
os mesmos compreendam a sociedade a qual estão inseridos, assim, serve o
currículo, também para desenvolver as várias/outras aptidões dos alunos como:
autonomia, solidariedade, ética, ações democráticas.
Maria
Bernadete, no texto, registra algumas formas de integração do currículo, onde
faz referência dá necessidade de criar condições nos ambientes de ensino para
motivar o aluno a investigar, indagar e aprender. Lista, também os elementos
básicos e obrigatórios para fazer um bom planejamento: objetivo, justificativa,
temática, estratégia, localização, recursos e avaliação. Para finalizar
sinaliza a importância do diário de classe, onde os registros servem como
instrumento de reflexão do professor sobre suas práticas.
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