segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Produção da infância pós-moderna, mídia e consumo.

                    O pós-modernismo se caracteriza pela  liberdade de mudar conceitos definidos como certos, de livre  expressão,  de tudo poder se tornar questionável, ter fluidez, ser maleável, transformável. E esta transformação se dá muito através da mídia, que dita o novo modo de ser e viver.A criança é um dos principais alvos desta mega produção de novos valores , regras de convivência e de consumo. A mídia as torna cada vez mais consumistas, volúveis, efêmeras, individualistas e mobilizadas pelo crescente desejo de consumir ( Não que o adulto esteja fora deste consumo desenfreador, mas é ele que deve coibir tais coisas, e parece não estar conseguindo).
                    E como o educador, que tem em suas mãos várias crianças, que tem a responsabilidade de auxiliar nas decisões tomadas e na apropriação do seu aprendizado deve lidar com a mídia e o consumo na infância pós moderna? Todas as informações transmitidas pelos meios de comunicação, que são muitos na era da internet, são facilmente assimiladas pelas crianças. Faz parte da atuação  do  professor,  direcionar os pensamentos para o questionamento do que aparece na mídia. É uma tarefa complicada, quase impossível, pois tudo o que aparece na mídia, para ser consumido, principalmente para as crianças, têm um grande atrativo. Roupas, comidas, produtos de higiene, ..., todos tem nas embalagens personagens infantis adorados pelas crianças. Cabe-nos faze-los refletir se tudo o que querem (consomem) é realmente necessário!




                       

Um comentário:

  1. Olá! O teu blog está com postagens regulares e incluem postagens referentes as aprendizagens realizadas no curso. As postagens possuem reflexões e demonstram o teu processo no curso. Continue nesse processo... Parabéns! Att Glauber Moraes Tutor EAD Seminário Integrador PEAD UFRGS

    ResponderExcluir