terça-feira, 22 de maio de 2018

Alfabetização de Jovens e Adultos.

 Para Paulo Freire a alfabetização do adulto é um ato político, pois os mesmos procuram por algo mais, que seria a capacidade de conseguir refletir/analisar e transformar seu curso na vida. Estra reflexão se dá através do ato de libertação de conceitos e paradigmas aprendidos e enraizados em si e no seu meio social. 
Sabe-se que o processo de alfabetização de um adulto é igual ao de uma criança, passando pelos estágios descritos por Ferrero eTeberosky. E assim como as crianças, os adultos, trazem consigo saberes e conceitos de diversos assuntos, muitos adquiridos pela experiência de vida. 
Para alfabetizar um adulto é preciso  valorizar estes saberes e incluí-los na alfabetização juntamente com o conhecimento que os mesmo traz sobre a  escrita. Como dito nos vídeos é muito difícil encontrar um adulto com um nível zero de alfabetização. A partir deste fato deve ser feito pelo professor da EJA  um embasamento teórico que inclua estas experiências, onde o adulto encontre incentivo para escrever e ler. Estes incentivos devem estar ligados a sua realidade e a afetividade do aluno. Neste processo, alfabetização, serão usadas várias técnicas e  materiais pedagógicos que motivem e auxiliem a compreensão dos códigos. Estando o adulto alfabetizado poderá transformar seu meio social e refazer a leitura do mundo baseado em novas reflexões. 
A alfabetização destes alunos deverá ter como base uma referência, o marco referencial,  que o instigará a repensar sua visão de mundo, dos sonhos, bem como repensar sobre a sociedade em que vive e se poderá de alguma forma transformá-la/modificá-la. Para que todo o processo de alfabetização do aluno adulto tenha êxito é necessário não somente o empenho do aluno, mas , também, a união  de todos os envolvidos direta ou indiretamente no processo de aprendizagem ao qual o este aluno se submete. 

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