domingo, 12 de novembro de 2017

Piaget - Epistemologia Genética

A respeito do vídeo confesso que a Epistemologia Genética ficou mais fácil de se compreender, pois La Taille explica os termos usados por Piaget com um vocabulário mais simples, facilitando o entendimento  dando exemplos dos conceitos.
Assimilação : a interpretação do mundo, apropriar-se de alguns elementos do mesmo (conhecer o objeto).
Acomodação:  organização da inteligência que se modifica para dar conta das singularidades do objeto.
Equilibração: é decorrente do desequilíbrio, com o surgimento de novos objetos,  então  acomoda-se ao novo objeto para se equilibrar.
Abstração Empírica: absorção das informações que são retiradas do objeto do conhecimento.
Abstração reflexiva:É o pensar sobre a ação.Como o sujeito se relaciona com este objeto.
Para Piaget a inteligência começa a se desenvolver já ao nascer ,  não tem limites, transformando-se e evoluindo cada vez mais a cada nova experiência desencadeada pelo meio e pelas ações no objeto .  É  bem anterior a fala que é um divisor de águas fundamental para os estágios seguintes.  A inteligência não teria um desenvolvimento linear aonde à mesma vai acumulando as informações, mas sim dependente destes estágios, sendo os estágios progressivos  e sempre superados pelo estágio anterior. Cada estágio têm suas características próprias  e todos os indivíduos passam por eles.
Estágios: Motor 0 a 24 meses, Pré operatório 2 a 7anos, Operatório após os 7 anos (concreto 7 a 11 anos/ formal 12 anos em diante).
Baseados nas Teorias de Piaget, nós podemos compreender melhor a criança e suas ações. O porquê do seu Egocentrismo, da sua capacidade de ação, do momento ideal do aparecimento da linguagem, da moral, ... Como educador estar preparado para entender os conflitos e descobertas, ou seja na sua Equilibração,  proporcionando, também, experiências gratificantes e significativas para auxiliar no desenvolvimento da construção do conhecimento.
             


Nenhum comentário:

Postar um comentário