A respeito do vídeo confesso que
a Epistemologia Genética ficou mais fácil de se compreender, pois La Taille
explica os termos usados por Piaget com um vocabulário mais simples, facilitando
o entendimento dando exemplos dos
conceitos.
Assimilação : a interpretação do
mundo, apropriar-se de alguns elementos do mesmo (conhecer o objeto).
Acomodação: organização da inteligência que se modifica para
dar conta das singularidades do objeto.
Equilibração: é decorrente do
desequilíbrio, com o surgimento de novos objetos, então
acomoda-se ao novo objeto para se equilibrar.
Abstração Empírica: absorção das informações que são retiradas
do objeto do conhecimento.
Abstração reflexiva:É o pensar sobre a ação.Como o sujeito
se relaciona com este objeto.
Para Piaget a inteligência começa a se desenvolver já ao
nascer , não tem limites, transformando-se
e evoluindo cada vez mais a cada nova experiência desencadeada pelo meio e
pelas ações no objeto . É bem anterior a fala que é um divisor de águas fundamental
para os estágios seguintes. A
inteligência não teria um desenvolvimento linear aonde à mesma vai acumulando
as informações, mas sim dependente destes estágios, sendo os estágios progressivos e sempre superados pelo estágio anterior.
Cada estágio têm suas características próprias e todos os indivíduos passam por eles.
Estágios: Motor 0 a 24 meses, Pré operatório 2 a 7anos,
Operatório após os 7 anos (concreto 7 a 11 anos/ formal 12 anos em diante).
Baseados nas Teorias de Piaget, nós podemos compreender
melhor a criança e suas ações. O porquê do seu Egocentrismo, da sua capacidade
de ação, do momento ideal do aparecimento da linguagem, da moral, ... Como
educador estar preparado para entender os conflitos e descobertas, ou seja na
sua Equilibração, proporcionando,
também, experiências gratificantes e significativas para auxiliar no
desenvolvimento da construção do conhecimento.
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