domingo, 25 de setembro de 2016

A História no espaço escolar.

     A autora Elza Nadai mostra em seu artigo o longo percurso na atividade escolar do ensinar  a História e da hostilização que a disciplina sofre ao longo dos tempos devido as evidência do esgotamento do modelo educativo adotado. A disciplina de História começa a veicular em universidades e escolas no intuito de tornar os países laicos. Onde, os pensadores e mestres, tentavam sair da opressão da Igreja. Mas a educação e os fatos eram todos modelos europeus gigantescamente valorizados pela mesma cultura, a europeia, ficando a História das Américas,regiões nativas , a escravidão, em um segundo plano bem medíocre.
      No Brasil a História nos é contada, também por um modelo europeu e na Ditadura em uma versão nada popular e sim muito censurada, onde nesta época, muitas escolas foram fechadas,  professores, alunos, artistas de várias áreas foram perseguidos, torturados, exilados e mortos por suas convicções. Heróis foram criados nesta época, conforme a Ditadura exigia, e hoje, graças a modificação na visão histórica vemos a justiça tentando ser feita através de indenizações e ruas e avenidas mudarem de nome. O texto me passa a ideia de que a História tem que ser valorizada desde o princípio da escolarização, tendo como referências primordiais as histórias e o meio em que os alunos estão inseridos, valorizando suas experiências e os espaços aos quais frequentam.

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