quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Reescrevendo postagens VIII

Projeto de Aprendizagem.
Relendo as postagens, encontrei  esta postagem que fala do Projeto de Aprendizagem. Nele eu fazia referência as diferenças de Projeto de Aprendizagem e Projeto de Ensino. Na época estava um pouco confusa sobre o tema, pois nunca havia trabalhado com PA. Ao fazer o estagio do PEAD, neste semestre a professora  comentou que gostaria que o estágio fosse com PA. Um grande planejamento foi realizado para o estágio visando o PA, pois, 

                                                           O desenvolvimento de um projeto de aprendizagem consiste na busca por  informações que esclareçam as indagações de um sujeito sobre a sua realidade.  Essas indagações se manifestam por inquietações advindas de suas vivências e  necessidades em conhecer e explicar o mundo. O objetivo é o desenvolvimento de um processo de aprendizagem que alcance a construção de novos conhecimentos,  em que o aprendiz possa sistemar informações ampliando sua rede de significações, possa reestruturar o raciocínio lógico sobre os novos significados enquanto elabora sínteses de respostas descritivas e explicativas para sua  curiosidade [...] (FAGUNDES, et.al., 2006, p.30).

Neste projeto ainda foi solicitado pela professora o uso das tecnologias digitais.


[...]a tecnologia é utilizada para o desenvolvimento da  autonomia  , da autoridade , da cooperação , do respeito mútuo e da solidariedade interna; para desenvolver competências; para ajudar a compreender como aprendemos, a partir de reflexões sobre o próprio processo de aprender ao utilizar as tecnologias – metacognição. Essa forma de perceber o uso das TDs é viabilizada por meio da criação de projetos de aprendizagem que priorizem a interdisciplinaridade; da proposição de casos, desafios e da construção de soluções individuais e coletivas; da constituição de redes de comunicação, de interação e de aprendizagem; da formação de comunidades virtuais. Nessas propostas, a aprendizagem é provocada e se traduz em movimento a partir da ação do sujeito em interação com o objeto de  conhecimento . Consiste em um processo individual, interno, de estabelecimento de uma rede de relações, atribuindo significado à nova informação, transformando-a em conhecimento (SCHLEMMER, p.37).

                          Qual foi minha surpresa, que após mais ou menos  uma semana de estágio  a sala de informática foi fechada e não foi autorizada pela direção da escola usar nenhum tipo de tecnologia , ainda, disponível na escola. Foi muito frustrante, mas decidi que o PA continuaria. Neste momento estamos na Meta 4 do PA, e todas as etapas têm sido satisfatórias. As metas percorridas com exito e os alunos construindo o conhecimento através de suas pesquisas, entrevistas e trabalhos. Tem sido bem gratificante o estágio com o PA. Vê-se melhor os resultados das aprendizagens dos alunos.

                                             Quando falamos em “aprendizagem por projetos” estamos necessariamente nos referindo à formulação de   questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno  nunca é uma tábula rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes. E é a partir de seu   conhecimento prévio, que o aprendiz vai se movimentar, interagir com o desconhecido, ou com novas situações,    para se apropriar do conhecimento específico – seja nas ciências, nas artes, na cultura tradicional ou na cultura  em transformação. Um projeto para aprender vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações nesse sistema  de significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. (FAGUNDES).
Referências:
 FAGUNDES, Lea da Cruz - Aprendizes do futuro: as inovações começaram!
 FAGUNDES, L.C. et. al. Projetos de aprendizagem - Uma experiência mediada por ambientes telemáticos. Revista   Brasileira de Informática na Educação Volume 14 - Número 1 - Janeiro a Abril de 2006
 SCHLEMMER, Eliane. O trabalho do professor e as novas tecnologias. Revista Textual, p. 37, Setembro 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário