terça-feira, 30 de outubro de 2018

Reescrevendo postagens IV


               A criança usa as quatro operações muito antes de entrar na escola, faz isso de forma  pura e simples. Ao ingressar na escola são apresentados aos alunos números e símbolos, o que de certa forma perturba seu singelo saber. Ao aprender na escola  as operações aritméticas o aluno se depara com fórmulas, modelos e rotinas de resoluções de problemas, e estes problemas são progressivamente colocados em graus de dificuldade conforme  a evolução do entendimento do aluno. Muitas vezes o aluno necessita aprender alguns conceitos para poder se apropriar  do conteúdo, pois só a técnica não é o suficiente para a aquisição dos conceitos. Também é necessário para a aquisição dos conceitos em matemática técnicas que usem materiais  concretos e situações do cotidiano e de interesse dos alunos.    
              O professor tem seu papel neste contexto , Smole e Muniz   escrevem que:  “Como educadores, almejamos encantar nossos alunos de modo que explorem situações que sejam desafiadoras para eles e que os estimulem a realizar descobertas, identificar relações, enfim, que aprendam a gostar de estudar e aprender matemática. (SMOLE; MUNIZ, p. 20,  2013)”
É necessário, também, auxiliar ao aluno a aprenderem a fazer cálculos que sejam úteis, que possam utilizar no dia a dia. Não adianta apresentarmos aos alunos cálculos que  não possuem ideia para que servem. É necessário que ao invés de fazê-los estudar e decorar a tabuada apresentar-lhes as tecnologias que facilitam  as rotinas no que se referem aos cálculos.
Historicamente, observa-se que há técnicas operatórias que desaparecerem e se tornam obsoletas, por exemplo, a extração de raiz quadrada ou cúbica de um número. Elas deixaram de ser utilizadas, pois surgiram instrumentos e técnicas de cálculos mais eficientes e práticos [...] como calculadora e o computador, que permitem ganhar tempo e evitar o trabalho enfadonho. (SMOLE; MUNIZ , p. 22, 2013).
                 O aluno deve apropriar-se das operações aritméticas conhecendo os conceitos e atribuições dos cálculos, mas necessariamente não necessita fazer os cálculos  somente no papel, pode usar sim computadores e calculadoras que facilitem sua vida e otimizem seu tempo.
SMOLE, Kátia S. , MUNIZ, CristinoA. – A matemática na sala de aula: reflexões e propostas para os anos iniciais do ensino fundamental, Porto Alegre: Penso, 2013.

Um comentário:

  1. Denise,

    Poder refletir a ação como aluna e como professora, torna-se uma oportunidade de analisar os caminhos já percorridos, sempre na busca por melhorias.

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