sábado, 8 de abril de 2017
Ser reflexivo
No texto de Isabel Alarcão, sobre o ser reflexivo, ou professor reflexivo, me deparei com a falta de consciência sobre a reflexão. Nos movemos de forma automática e pensamos da mesma forma. Não paramos para refletir os verdadeiros contextos de ser professor reflexivo. Em um primeiro momento me ocorreu do fato dos alunos, principalmente os mais novos, não serem reflexivos, pois deixam ao professor esta tarefa, como pensar por eles, decidir o que é mais importante aprender, não se preocupar com questionamentos, simplesmente absorver o que está sendo apresentado. No segundo momento, da organização do meu pensamento, constatei, a propria falta de reflexão do professor que , também , muitas vezes age no automático. Passa o que já está escrito, pré determinado em todos os dias de sua jornada como docente. Esta automatização se dá pela difícil proposta da reflexão, da mudança e da falta de vontade. O professor, bem como os alunos acomodados não conseguem ser reflexivos, por vários motivos que estão presentes ao longo da jornada do ensino e da aprendizagem, como as formas de ensinos tradicionais, a falta de estímulo de apreciar o novo e o diferente. A anulação de questionamentos e a acomodação contra as mudanças. Para que haja seres reflexivos é necessário que o professor cumpra seu papel como docente, instigando a reflexão própria e também do seu aluno. É na soma de seres refexivos que se obterá os resultados. As mudanças, no ensino na sociedade e no mundo são cada vez mais rápidas e exigem, de nós, relfexões sérias e constantes sobre estas mudanças.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns pela reflexão Denise! Que nesse semestre possamos refletir muito e ampliar nossas ideias!
ResponderExcluirForte abraço,
Tutora Renata B.
Seminário Integrador V