A questão surgiu pela primeira pergunta: Por que os alunos almoçavam à tarde, logo após chegar a escola (+ - 14hs). A partir desta pergunta surgiram as dúvidas provisórias e as certezas temporárias do grupo. Por se tratar de crianças com pouca idade as dúvidas e certezas são muito simples, mas abriram um leque de opções para as pesquisas.
Segue resumo do Projeto Alimentação Saudável do 1º ano.
Projeto de Ensino
Alimentação Saudável
Justificativa: O referente projeto nasceu da curiosidade dos
alunos, nos horários de lanche, em sala de aula e do refeitório, sobre o tipo de alimentação oferecido pela escola e o tipo de lanche que trazem de casa.
Objetivo: Reconhecer a alimentação saudável e seus
benefícios.
Turma: 112 – 1º ano
Certezas provisórias:
- O doce é mais gostoso.
- O salgadinho é bom
- O refrigerante é bom, mas não mata a sede.
- Água mata a sede.
- Na escola, três dias da semana tem comida.
- O salgadinho e o refrigerante são mais fáceis de levar
para a escola.
Dúvidas temporárias:
- A fruta é cara.
- As frutas são boas para a saúde.
- A comida é boa para a saúde.
- A comida mata a fome.
- Por que temos que comer comida (cozida)?
- Por que a salada fica no prato, na hora da refeição?
Métodos de pesquisa: Pesquisa em revistas, jornais, TV,
vídeos, entrevistas com pais/responsáveis, livros.
Trabalhos: Painel sobre alimentação saudável, Pirâmide
Alimentar. Trabalhos individuais sobre alimentação saudável. Painel
(Alfabeto do Rótulos). Aulas expositivas sobre o tema. Plantio de sementes no copo.
Culminância: Exposição
dos Painéis, Salada de frutas comunitária.
Denise, que projeto bacana! Poderias apresentar um pouco das tuas impressões sobre ele, como achas que irá ocorrer e os receios que com ele apareceram... Dessa forma, já estaria refletindo sobre a proposta do teu projeto!
ResponderExcluirSeguimos nas reflexões...
Abraços...
Tutora Renata B.
Seminário Integrador V