Rodeados de tecnologias não nos
percebemos o quão intrinsecamente somos dependentes de algumas. A cada era novas e múltiplas tecnologias nos são
apresentadas. Algumas utilíssimas, outras nem tanto, e outras que acabam sendo
substituídas por novas tecnologias . Se fossemos traçar fidedignamente uma
linha do tempo com todas as tecnologias importantes apresentadas somente nos séculos XX e XXI,
estas tecnologias não caberiam nos espaços/anos destinados na referida linha.
Algumas tecnologias são simples e de fácil manuseio como os terminais bancários
distribuídos em vários pontos de uma cidade ou o manuseio de aplicativos nos
Smartphones, e outros mais complexas que
alguns realmente custam a aprender ou preferem não usar por sua complexidade,
pela falta de acesso e estudo como por
exemplo a tecnologia neuromórfica.
Como nosso foco é o uso das
tecnologias na escola, podemos fazer a seguinte conjectura: Possuem tecnologias
mais caras e de ponta as escolas particulares do Brasil. O acesso as
tecnologias, nas escolas públicas, se restringem a tecnologias de base, quadro
negro/branco e muito empenho dos professores, pois quando há um laboratório de
informática ou um datashow não podem ser usados por falta de manutenção ou
internet. Falta investimento dos órgãos
competentes para se ampliar o uso das tecnologias nas escolas públicas,
principalmente nas escolas estaduais que são responsáveis pelo ensino
fundamental e médio.
Excelente reflexão. Um estudo interessante a ser desenvolvido é sobre tecnologias e a aprendizagem, justificando a necessidade que temos em tê-las nas escolas, principalmente públicas, como você bem coloca. Assim, é possível significar ainda mais a tua opinião, correlacionando teoria e prática no estudo da interdisciplina.
ResponderExcluirAtt, Katielle de Oliveira.
Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E