domingo, 25 de março de 2018

Tecnologias da Comunicação e Informação


Rodeados de tecnologias não nos percebemos o quão intrinsecamente somos dependentes de algumas. A cada era  novas e múltiplas tecnologias nos são apresentadas. Algumas utilíssimas,  outras nem tanto, e outras que acabam sendo substituídas por novas tecnologias . Se fossemos traçar fidedignamente uma linha do tempo com todas as tecnologias importantes  apresentadas somente nos séculos XX e XXI, estas tecnologias não caberiam nos espaços/anos destinados na referida linha. Algumas tecnologias são simples e de fácil manuseio como os terminais bancários distribuídos em vários pontos de uma cidade ou o manuseio de aplicativos nos Smartphones,  e outros mais complexas que alguns realmente custam a aprender ou preferem não usar por sua complexidade, pela falta de acesso e estudo como  por exemplo a tecnologia neuromórfica.
Como nosso foco é o uso das tecnologias na escola, podemos fazer a seguinte conjectura: Possuem tecnologias mais caras e de ponta as escolas particulares do Brasil. O acesso as tecnologias, nas escolas públicas, se restringem a tecnologias de base, quadro negro/branco e muito empenho dos professores, pois quando há um laboratório de informática ou um datashow não podem ser usados por falta de manutenção ou internet.  Falta investimento dos órgãos competentes para se ampliar o uso das tecnologias nas escolas públicas, principalmente nas escolas estaduais que são responsáveis pelo ensino fundamental e médio.

Um comentário:

  1. Excelente reflexão. Um estudo interessante a ser desenvolvido é sobre tecnologias e a aprendizagem, justificando a necessidade que temos em tê-las nas escolas, principalmente públicas, como você bem coloca. Assim, é possível significar ainda mais a tua opinião, correlacionando teoria e prática no estudo da interdisciplina.

    Att, Katielle de Oliveira.
    Tutora de Seminário Integrador- Eixo VII- Turma E

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