terça-feira, 31 de outubro de 2017

Teoria do Desenvolvimento Cognitivo - Piaget


Piaget criou a teoria do desenvolvimento cognitivo, onde a adaptação do sujeito ao mundo, bem como a sua organização está vinculada a inteligência e experiências. O desenvolvimento é entendido como uma equilibração, que vai progredindo. O equilíbrio é dado por fases, pois o desenvolvimento mental e progressivo e contínuo, transformando a percepção das coisas, ou seja, o sujeito vai avançando estágios que vão sendo assimilados e integrados a estágios posteriores do desenvolvimento. Para se passar para o próximo estágio é necessários que o estágio atual esteja assimilado, pois fará parte do próximo. As assimilações não são descartadas e sim necessárias para as próximas assimilações e acomodações. Estes estágios são compostos de mecanismos funcionais   (necessidades) que desequilibram o estágio e desencadeiam novas reequilibrações. Para Piaget as adaptações do sujeito são entendidas como equilibração das assimilações e acomodações. No decorrer do crescimento o desenvolvimento metal é dividido pelas idades. Primeira infância de 0 a 2 anos ( superação de obstáculos- motor). Dos 2 a 7 anos (surgimento da linguagem, socialização) . Segunda infância dos 7 as 12 anos (etapa escolar - novos tipos de socialização - liberação do egocentrismo - respeito mútuo- as intuições estão em um nível mais elevado). Na adolescência o sujeito já constrói sistemas e teorias. São as construções abstratas. Lá pelos 11 e 12 anos ocorre a passagem do pensamento concreto para o formal (hipótese-dedução).

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