sábado, 24 de junho de 2017

Atividade Org. Ensino Fundamental

A partir da afirmação de Dourado, e após assistir ao vídeo, elabore um pequeno texto sobre o que entendestes sobre os fatores intra e extra-escolares e de que forma estes são contemplados em algum Programa do qual a sua escola participa (O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), PDE Escola - Plano de Desenvolvimento da Escola, ou Fundo de Fortalecimento da Escola (FUNDESCOLA)
Os fatores intra-escolares auxiliam na qualidade do ensino,  nas condições e direitos a todos os cidadãos a terem acesso ao mesmo, e permanecerem nas escolas e faculdades . É necessários  para qualificação constantemente dos processos que incentivam a participação de toda a comunidade escolar e a organização das escolas, com Gestão Democrática. Que o sistema de ensino abranja toda a sociedade e não somente alguns sujeitos da mesma. Que este processo seja dinâmico, de qualidade,  integrado e de  igualdade de desenvolvimento e também quantitativo, pois  a maioria das verbas recebidas para o ensino dependem de índices.
Outro fator muito importante é a valorização do profissional da educação. O professor está cada vez mais depreciado, rebaixado a mero coadjuvante na educação, com planos de carreira desvalorizados. A falta de recursos para a formação e qualificação dos professores. Os professores, alunos e demais membros da comunidade escolar também enfrentam a falta de recursos e materiais, onde escolas encontram-se mal equipadas, sucateadas, com prédios derrocados, cheios de infiltrações, rachaduras e cupins. Sem condições de uso.
No referente aos fatores extra-escolares podemos citar sem sombra de dúvida a situação  socioeconômica de alunos, famílias e comunidade escolar.
Quanto aos programas sociais voltados à educação, minha escola recebe ajuda do PDE Escola e do PDDE, pois o FUNDESCOLA é voltado para os estados no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, talvez pelos altos índices de pobreza, analfabetismo e várias dificuldades nestes estados, não contemplando os estados do Sul e Sudeste que possuem índices mais satisfatórios na Educação.
A escola recebe verbas destes dois programas, citados a cima, mas os valores são bem baixos, não suprindo as necessidades dos alunos, e também dependem de questionários intermináveis e burocráticos. A verba custa a chegar à escola e  são processos morosos. No caso da escola onde leciono, as verbas estão na iminência de serem suspensas, por causa da gestão anterior que não prestava contas. A escola estava em sindicância, tornando todos os processos, da nova gestão (2016/2018) difícil, suspendendo às vezes a contemplação das verbas.


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