A partir da afirmação de Dourado, e após assistir
ao vídeo, elabore um pequeno texto sobre o que entendestes sobre os fatores
intra e extra-escolares e de que forma estes são contemplados em algum Programa
do qual a sua escola participa (O Programa Dinheiro Direto na Escola
(PDDE), PDE Escola - Plano de Desenvolvimento da
Escola, ou Fundo de Fortalecimento da Escola (FUNDESCOLA)
Os
fatores intra-escolares auxiliam na qualidade do ensino, nas condições e direitos a todos os cidadãos a
terem acesso ao mesmo, e permanecerem nas escolas e faculdades . É necessários para qualificação constantemente dos processos
que incentivam a participação de toda a comunidade escolar e a organização das
escolas, com Gestão Democrática. Que o sistema de ensino abranja toda a
sociedade e não somente alguns sujeitos da mesma. Que este processo seja
dinâmico, de qualidade, integrado e
de igualdade de desenvolvimento e também
quantitativo, pois a maioria das verbas
recebidas para o ensino dependem de índices.
Outro
fator muito importante é a valorização do profissional da educação. O professor
está cada vez mais depreciado, rebaixado a mero coadjuvante na educação, com
planos de carreira desvalorizados. A falta de recursos para a formação e qualificação
dos professores. Os professores, alunos e demais membros da comunidade escolar
também enfrentam a falta de recursos e materiais, onde escolas encontram-se mal
equipadas, sucateadas, com prédios derrocados, cheios de infiltrações,
rachaduras e cupins. Sem condições de uso.
No
referente aos fatores extra-escolares podemos citar sem sombra de dúvida a
situação socioeconômica de alunos,
famílias e comunidade escolar.
Quanto
aos programas sociais voltados à educação, minha escola recebe ajuda do PDE
Escola e do PDDE, pois o FUNDESCOLA é voltado para os estados no Norte,
Nordeste e Centro-Oeste, talvez pelos altos índices de pobreza, analfabetismo e
várias dificuldades nestes estados, não contemplando os estados do Sul e
Sudeste que possuem índices mais satisfatórios na Educação.
A
escola recebe verbas destes dois programas, citados a cima, mas os valores são
bem baixos, não suprindo as necessidades dos alunos, e também dependem de
questionários intermináveis e burocráticos. A verba custa a chegar à escola e são processos morosos. No caso da escola onde
leciono, as verbas estão na iminência de serem suspensas, por causa da gestão
anterior que não prestava contas. A escola estava em sindicância, tornando
todos os processos, da nova gestão (2016/2018) difícil, suspendendo às vezes a
contemplação das verbas.
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