sábado, 7 de maio de 2016

Musicalidade Humana

musicalidade
substantivo feminino
  1. 1.
    caráter, qualidade ou estado do que é musical.
    "a m. das óperas de Mozart"
  2. 2.
    talento ou sensibilidade para criar ou executar música.
    "alguns alunos demonstram m. maior que outros"
  3. 3.
    sensibilidade para apreciar música; conhecimento musical.
    "um público de reconhecida m."
  4. 4.
    expressão do talento musical de alguém.
    "tem desenvolvido sua técnica e não lhe falta m. para se exprimir"
  5. 5.
    cadência harmoniosa; ritmo.
    "a m. do falar nordestino"
  6. (https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=o+que+%C3%A9+musicalidade)

         Vários são os conceitos para musicalidade, como os relacionados acima, mas se pararmos para pensar não é só quem tem um "talento" que é alguém musical. Cantamos quase que imediatamente ao adquirirmos a fala. Alguns bebês cantarolam mesmo antes de aprender a falar. Quando escutam música "resmungam" e dançam. Não entendem a música, mas  sentem de forma forte. Alguns bebês que são motivados a assistir vídeos musicais ou as vezes somente a música  se acalmam ou se agitam de forma positiva em relação a ela. Algumas crianças, dependendo da música, se emocionam e choram. Isto tudo é muito interessante, ao analisarmos o "poder" que a música exerce sobre nós. Não precisamos "saber" cantar ou ter ritmo para cantar, simplesmente cantamos, do nosso jeito, pois no dá prazer. Isto, para mim, também, é musicalidade.
          Trabalhando em uma escola, vejo a grande influência que a música tem sobre os adolescentes. A sua grande maioria está sempre com fones de ouvido, escutando mais ou menos os mesmos ritmos.  Com a moderna tecnologia, também não é raro ver muitos adultos escutando música, durante seu deslocamento para o serviço, nos exercícios ou demais atividades que o contexto permite. 
          Não podemos negar o grande influência benéfica que a música  exerce sobre os seres humanos,  o incomum e extraordinários efeitos sobre as pessoas ditas "especiais",  e até mesmo, como sugere algumas pesquisas , em animais domésticos e alguns selvagens. "Música é tudo de bom"!



Nenhum comentário:

Postar um comentário