ALFABETIZAÇÃO
Como é bom conhecer o desenvolvimento de uma criança, olhar seus desenhos e saber que isso é um preparativo para a escrita. que o desenho e a escrita estão interligados e são compostos de níveis e estágios, sendo os do desenho: Realismo Fortuito , nível do desenho involuntário; Desenho Voluntário, onde a criança começa a ter a intenção de representar o seu meio; Realismo Intelectual, onde a criança procura expressar formas mais amplas, constrói formas para categoria de cada objeto, organiza as formas no espaço e estabelece relações de cor; Incapacidade Sintética, as relações topológicas se estendem a todo o desenho; Estágio do Realismo Visual, a criança desenha apenas o que percebe visualmente dos objetos, representando profundidade, sobreposição, opacidade, distâncias e proporções do objeto. Na escrita os níveis são: Pré-silábico, grafismos primitivos, escrita unigráfica, sem controle de caracteres; O Silábico, a criança estabelece uma relação entre a e a pronuncia das palavras e a escrita, tem por foco a sílaba; Silábico-alfabético, a criança entra em conflito com a hipótese silábica, pois o que ela escreve não é compreensível, é necessário colocar mais letras para cada palavra; Alfabético, abandona a hipótese silábica, relacionando um grafema a cada fonema. A criança para se alfabetizar tem que passar por todos os estágios, e normalmente a escrita começa a se desenvolver quando o desenho já se encontra no último estágio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário