domingo, 9 de junho de 2019

REFLEXÃO DAS POSTAGENS X - PSICOLOGIA DA VIDA ADULTA.

https://deniseead2015.blogspot.com/2017/04/psicologia-da-vida-adulta-sintomas-do.html

Ao assistir uma reportagem esta semana sobre os professores agredidos em sala de aula iniciei uma análise sobre a atual condição do professor. É muito estressante ser tão desvalorizado pelo Governo, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar. Aconteceu algo muito desagradável no mês de Maio, na escola onde leciono. Devido há algumas reclamações dos pais que alguns professores teriam gritado ou humilhados alguns alunos, a escola foi ameaçada pela mães de uma possível invasão. O caus se instalou na escola, pois as mães ameaçavam usar de violência contra professores e direção. A situação se resolveu com a intervenção da Brigada Militar e da SEDUC. Após o acontecido vários professores entraram em licença saúde, alegando estarem sofrendo de estresse pós traumático. Com certeza um fato assim mexe com o psicológico dos professores. Presumo que a situação se instalou pela falta de estrutura que os professores enfrentam hoje em dia e no atual Governo que segue sua fala "que o funcionário público é o causador do deficit nas contas do governo". O professor está tão estressado pela falta de recursos e salários atrasados, pela falta de estrutura nas escolas, pelas salas superlotadas com alunos indisciplinados e sem limites, que  inicia um processo de fadiga, um cansaço da profissão...Começam ai as crises de estresse, e junto com ela  sintomas ,nunca tidos antes ,como: medo de sair de casa, ansiedade, fobias sociais, esgotamento, suores noturnos, boca seca, tonturas, náuseas irritabilidade, impaciência, tremores, sensação de asfixia,  ..., e juntamente com isto tudo o professor inicia um processo de irritabilidade dentro da sala de aula. Se enerva com alunos, como já disse, sem limites,  e acaba gritando. Grita por socorro, infelizmente no lugar errado: a sala de aula. 
Triste realidade a do professor que ainda  é o chefe da família, arrimo de família,  está fazendo o lugar de pai e mãe, ... e tem várias obrigações sobre sua pessoa. 

REFLEXÃO DAS POSTAGENS IX - CULTURA INDÍGENA

https://deniseead2015.blogspot.com/2017/09/cultura-indigena.html
Mesmo participando das aulas de Cultura Indígena e sabendo das leis que regem o Ensino da Cultura Indígena e Africana, ainda nos limitamos a trabalhar estes conteúdos somente em datas específicas, então decidi realizar no próximo semestre um Projeto de  Ensino sobre a Cultura Indígena. O projeto será realizado pelo terceiro ano. Nunca realizaram um projeto, sei que será bem trabalhoso, mas acho que valerá a pena. Alguns entraves estão no caminho, pois a sala de informática onde, também se localiza o Datashow, está fechada. Também gostaria de fazer um passeio, mas a escola tão pouco os alunos dispõem de verba para alugar um ônibus, onde visitaríamos um aldeia indígena ou museu.
 Será necessário levar aos alunos todas as informações importantes sobre o tema. Também será solicitado aos alunos que tragam algumas informações de casa. Será trabalhado a colonização e todas as mudanças que a chegada do europeu causou nas tribos que aqui viviam no Brasil. Tentaremos mapear, também, as principais tribos e suas localizações no território brasileiro. Estará previsto no Projeto uma aula sobre artesanato, onde os alunos poderão realizar trabalhos manuais com sementes e outros apetrechos, uma aula sobre a alimentação, para observarem quantas comidas indígenas fazem parte da nossa alimentação. Falar sobre a religião e os costumes, bem como a linguagem.  Gostaria muito que os alunos apreciassem o filme "Tainá" e alguns documentários sobre a vida indígena, mas dependerá da liberação do datashow pela direção da escola.
Neste projeto além do objetivo dos alunos conhecerem a cultura indígena terá como desafio, principalmente para o professor, de tornar as aulas sobre o tema interessantes e lúdicas. Fazer com que os alunos se estimulem a trabalharem e a realizarem atividades em grupo e incluir neste projeto as demais disciplinas do currículo.
Espero poder colocar em prática este projeto, que será colocado em pauta na próxima reunião para a liberação da supervisão da escola.