Ao realizar o projeto sobre Alimentação Saudável com o primeiro ano me surpreendi com a dificuldade de faze-lo com os alunos, pois os mesmo não sabem ler e queria saber o nível de entendimento em que estava a turma em relação ao projeto. A primeira dificuldade como já citei foi a leitura. Achar o desenho como solução para que a turma soubesse o que estava escrito no quadro surgiu do palpite de um aluno que me recomendou que fizesse desenhos em vez de escrever. Outra dificuldade foi a agitação da turma referente ao conteúdo, pois todos queriam falar ao mesmo tempo. Minha parte como fonte de instigação foi direcionar as perguntas mais diretas do mapa como: O que posso comer todos os dias? Vocês lembram o que faz bem a saúde?...
Após o mapa concluído quis saber quais as duvidas que foram esclarecidas durante o projeto. Reli as dúvidas para os alunos e a maioria delas foram respondidas pelos mesmos.
Não está sendo um projeto perfeito, mas os conhecimentos da turma foram aumentados de forma significativa.
Denise, que ótimo ler teu relato! É isso aí, se todos desejavam falar significa que o projeto mobilizou eles, e isso, é o que devemos buscar enquanto educadores. O desafio, também está aí, como mediar esse processo? Será que o melhor a fazer é deixar de lado esse tipo de atividade ou buscar soluções e possibilidades? Acredito que tu tenhas conseguido encontrar um bela possibilidade de trabalho com eles... Fiquei ansiosa para ver o mapa, deve ter ficado lindo!
ResponderExcluirAbraços...
Tutora Renata Barcelos