quarta-feira, 30 de março de 2016

Construindo a observação - Ver e olhar.

          Ao abrirmos os olhos, pela manhã, nossos olhos vêem tudo a nossa volta, nos enxergamos no espelho, escolhemos nossas roupas e as cores que usaremos naquele dia. Tudo automaticamente. Mas em qual momento, deste dia atribulado começamos realmente a olhar o que realmente necessita de atenção?
         Nossa profissão, professor,   exige que além de ver tudo e todos , que tenhamos  um olhar sensível, observador e até mesmo crítico. Que através da observação possamos resolver questões ligadas ao nosso aluno e ao modo que o mesmo assimila e aprende. O professor necessita deste olhar sensível sobre o sujeito para tentar compreendê-lo. Faz parte do nosso trabalho: enxergar o que as vezes não consegue ser visto, o que está na subjetividade, nas camadas mais densas do ser humano.
        Querendo ou não, vamos ao poucos nos envolvendo com nossos alunos, entendendo suas necessidades e nos afeiçoando. Estar aberto e sensível a todas as questões e dificuldades que envolvem a alfabetização fazem  parte da nossa convicção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário