terça-feira, 29 de novembro de 2016

Sustentabilidade - mensagem enviada ao fórum - Ciências

A sustentabilidade parace ser algo irreal, quando nos deparamos com industrias trabalhando a todo o vapor, para dar aos seres humanos um conforto ilusório e efêmero. Nós humanos, habitantes da Terra não estamos preocupados com o futuro ou o mundo que deixaremos pra nossos filhos. Geramos quantidades intermináveis de lixo, poluímos tudo que está ao nosso alcance: mares, rios, terras, ... enfim estamos voltados para o hoje, e para o quanto podemos consumir. 
A sustentabilidade só será encarada de forma séria, quando realmente for tarde demais. Quando já não existir água potável, solo fértil e rios com peixes. Acabamos de presenciar em Mariana o grande desastre ecológico que afetou uma grande região, e que não dá mostras de recuperação, somente morte. E este quadro permanecerá intacto por gerações. 
Não digo que não há quem lute e preserve nossas riquesas e reservas naturais, temos muitos exemplos como  a de margens de rios, dentro de propriedades particulares,  que estão sendo preservadas, mas enquanto isto o Governo manipula órgãos, em todas as instâncias para obter lucro devastando o meio ambiente.
A sustentabilidade tem que começar em nossas casas: reciclando lixo, poupando água e energia, conscientizando as pessoas do quanto é importante não sujar ou poluir.
Entrou em minha casa, a pouco tempo, produtos orgânicos, de familias que tentam praticar a sustentabilidade, mas confesso são produtos caros. Não entendo a lógica, pois se não tem agrotóxicos deveriam ser mais acessíveis, mas bem a questão aqui são estas famílias que cultivam e buscam não esgotar os recursos da terra e produzir um alimento mais sadio. A toda hora vemos, também, na tv, uma famosa marca de produtos de beleza, a pregar a sustentabilidade, usando em seus produtos materias primas naturais e de sustentabilidade. Se for verdade é uma iniciativa louvável. 
O texto pode parecer meio confuso, pois além da sustentabilidade, que é a questão do fórum, foi descrito vários fatores existentes que estão a destruir a vida na Terra, mas ao meu ver tudo está interligado. Não pode haver sustentabilidade onde critérios de plantio ou colheita não sejam respeitados. Onde haja lixo impregnando mares e rios, deixando a pesca sem condições. Sustentabilidade é um ponto no mundo cercado por situações complicadas de se resolverem.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Ciências da Natureza.


Quando a pergunta: como as Ciências da Natureza podem auxiliar na construção de ideias cada vez mais complexas do mundo, é feita, nos deparamos com infinitas respostas, pois as Ciências estão intrinsicamente atreladas as nossas vidas! Como viveríamos sem ar e água? Como saber o melhor tipo de alimento para ingerirmos? Quais as noções básicas de higiêne? E infinitas perguntas que vamos respondendo ao longo da vida.  No caso das  crianças, curiosas,  elas   vão no transcorrer de suas infâncias elaborando suas ideias sobre o mundo e tudo que está inserido neste contexto e que lhe seja acessível. Quando  observa algo, vai formulando suas opiniões sobre os assuntos. Ao ter acesso a mais informações, como na educação infantil, onde haja o desenvolvimento de objetivos que interessem ao aluno, vai formulando cada vez mais suas opiniões sobre as coisas, como uma esponja vai absorvendo informações e construindo de maneira simples suas conjecturas, até formar um senso comum de entendimento das coisas. Ao longo do percurso, como é normal, vai mudando seus conceitos ou inserindo mais conceitos aos já pre definidos em sua mente. Aprende brincando.Experimenta, pergunta, reflete, observa e elabora, as vezes tudo ao mesmo tempo, questões as quais tem interesse. O mundo é para os pequenos muitíssimo complexo, mas responde perguntas de forma simples, com pensamentos sincréticos que vão aos poucos, na vida escolar e com a maturidade, se tornando reais. É através das Ciências da Natureza, que vão conhecendo tudo a sua volta, isto é necessário para entenderem vários conceitos, como: a vida na Terra, a evolução das espécies, sistema solar, vida na terra, espaços, ...

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Porque as crianças trabalham quando deveriam brincar - texto autoral para o projeto de aprendizagem

 A criança sente muito prazer ao brincar. É algo natural, que estimula o cérebro, faz com que interaja com seus pares, definindo regras as quais vai assimilar e respeitar. O brincar inclui a fantasia, onde os pequenos  abstraem tudo que há de bom em seu meio e sonham com coisas que talvez nunca tenham, mas há um crescimento neste processo, pois aprendem a lidar com as limitações, tanto suas quanto as do meio a que pertencem. Aprendem com a forma lúdica que podem não ter o que querem, mas que suas mentes trazem para a brincadeira sem esforço. 
     Por isso nos impactamos  ao saber que um grande número de crianças trabalha forçadamente, perdendo momentos preciosos de seu crescimento, pulando etapas essencias para o seu desenvolvimento. Como a palavra diz, criança é uma  pessoa pequena, ingênua, e é através desta ingenuidade e fragilidade que é abusada de muitas formas. O trabalho infantil não é algo novo, existe a milhares de anos e vem se perpetuando até os dias de hoje. Começa desde as eras em que os homens se achavam donos de outros, quando a escravidão era comum, onde muitos povos, não somente negros e índios, eram escravizados, mas todos que eram inimigos ou considerados  incultos. Onde  vidas eram epólios de guerras ou eram trocadas por dívidas e  favores e não eram consideradas valiosas, apenas mão de obra. 
     Com o passar das eras e o fim da escravidão, a criança continua sendo usada como mão de obra barata, pois ainda é vista como um adulto pequeno. Ser criança é um conceito novo. Sendo considerado um adulto pequeno, poderia, sim, trabalhar como tal. Estes trabalhos, inicialmente, eram realizados dentro das famílias, nos campos, ou em trabalhos artesanais, onde havia um mestre para ensinar o trabalho. Com a revolução industrial surgem novos campos de serviços, obrigando as crianças, com precárias situações financeiras, a  continuar trabalhando, agora em fábricas e industrias, sem nenhum direito ou segurança. 
     Atualmente, mesmo que  não queiramos acreditar, o trabalho infantil, as vezes escravo, ainda existe no Brasil e no mundo, principalmente em países muito pobres e com guerras civis.  A falta do brincar gera avanços ou nulidades de etapas importantes para o desenvolvimento infantil. O trabalho infantil causa prejuízos maiores ainda, prejuízos estes emocionais, físicos , intelectuais, sociais e morais. A formação de sua Identidade fica "perdida", confusa, a infância  deturpada.  
     A criança é um ser tão especial e tão ingênuo que brinca mesmo trabalhando, usa as fantasias e sua imaginação para transpor as barreiras impostas pelo cansativo dia a dia, onde trabalha ao invés de brincar. 

- Estes parágrafos são partes integrantes do texto do Projeto de Aprendizagem, feito com Diego Lutz, Rosangela Liesenfeld, e Denise Cunha.

domingo, 6 de novembro de 2016

Operações Aritméticas.

A criança usa as quatro operações muito antes de entrar na escola, faz isso de forma  pura e simples. Ao ingressar na escola são apresentados aos alunos números e simbolos, o que de certa forma pertuba seu singelo saber. Ao aprender na escola  as operações aritiméticas o aluno se depara com fórmulas, modelos e rotinas de resoluções de problemas, e estes problemas são progressivamente colocados em graus de dificuldade conforme  a evolução do entendimento do aluno. Muitas vezes o aluno necessita aprender alguns conceitos para poder se apropriar  do conteúdo, pois só a técnica não é o suficiente para a aquisição dos conceitos. Também é necessário para a aquisição dos conceitos em matemática técnicas que usem materiais  concretos e situações do cotidiano e de interesse dos alunos.