A sustentabilidade parace ser algo irreal, quando nos deparamos com industrias trabalhando a todo o vapor, para dar aos seres humanos um conforto ilusório e efêmero. Nós humanos, habitantes da Terra não estamos preocupados com o futuro ou o mundo que deixaremos pra nossos filhos. Geramos quantidades intermináveis de lixo, poluímos tudo que está ao nosso alcance: mares, rios, terras, ... enfim estamos voltados para o hoje, e para o quanto podemos consumir.
A sustentabilidade só será encarada de forma séria, quando realmente for tarde demais. Quando já não existir água potável, solo fértil e rios com peixes. Acabamos de presenciar em Mariana o grande desastre ecológico que afetou uma grande região, e que não dá mostras de recuperação, somente morte. E este quadro permanecerá intacto por gerações.
Não digo que não há quem lute e preserve nossas riquesas e reservas naturais, temos muitos exemplos como a de margens de rios, dentro de propriedades particulares, que estão sendo preservadas, mas enquanto isto o Governo manipula órgãos, em todas as instâncias para obter lucro devastando o meio ambiente.
A sustentabilidade tem que começar em nossas casas: reciclando lixo, poupando água e energia, conscientizando as pessoas do quanto é importante não sujar ou poluir.
Entrou em minha casa, a pouco tempo, produtos orgânicos, de familias que tentam praticar a sustentabilidade, mas confesso são produtos caros. Não entendo a lógica, pois se não tem agrotóxicos deveriam ser mais acessíveis, mas bem a questão aqui são estas famílias que cultivam e buscam não esgotar os recursos da terra e produzir um alimento mais sadio. A toda hora vemos, também, na tv, uma famosa marca de produtos de beleza, a pregar a sustentabilidade, usando em seus produtos materias primas naturais e de sustentabilidade. Se for verdade é uma iniciativa louvável.
O texto pode parecer meio confuso, pois além da sustentabilidade, que é a questão do fórum, foi descrito vários fatores existentes que estão a destruir a vida na Terra, mas ao meu ver tudo está interligado. Não pode haver sustentabilidade onde critérios de plantio ou colheita não sejam respeitados. Onde haja lixo impregnando mares e rios, deixando a pesca sem condições. Sustentabilidade é um ponto no mundo cercado por situações complicadas de se resolverem.